BuRRocracia

Dias atrás perdi minha carteira de motorista. É chato perder documentos no Brasil. Preparei-me para um tormento sem fim pelos órgãos estatais até conseguir a segunda via, quando fui informado de que agora poderia fazer a ocorrência pela internet, etc e tal e que de posse dessa ocorrência precisaria apenas ir até um centro de formação de condutores (CFC) que em sete dias minha nova habilitação estaria comigo. Pensei: “que legal, parece que finalmente a racionalidade chegou aos Orgãos Públicos”. Encaminhei-me até um CFC com os documentos necessários e fui atendido por uma moça não muito interessada que me informou que eu precisaria passar na polícia civil para carimbar a ocorrência que fiz na internet. Respirei fundo para não perder a compostura.

Por que o Estado brasileiro nos submete a essa humilhação? Por que o cidadão brasileiro, esmagado por uma das mais altas cargas tributárias do mundo se sente órfão quando necessita que o estado lhe auxilie? Ter um documento que me permita dirigir é um direito meu e o estado deveria facilitar a obtenção deste. Ao invés disso, me obriga a passar por uma burocracia absolutamente desnecessária, burra e ineficiente, que suga uma parte da riqueza nacional ao fazer a população perder tempo atrás de um carimbo ao invés de estar produzindo riqueza.

Acredito que deveríamos mudar a grafia da palavra burocracia para burrocracia, com dois erres, para percebermos, toda vez que nos defrontarmos com esse monstro em alguma repartição pública, como tudo isso é ridículo.

Esta entrada foi publicada em Planef, Synergy, Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a BuRRocracia

  1. Barbara Bedin diz:

    Cláudio,

    Tenho que concordar com você. Perdemos muito tempo e deixamos de produzir riquezas ao nos depararmos com este tipo de absurdo. Por que, então, permitir, que se registre a ocorrência plea internet se ela não é reconhecida por outros órgãos como legítima sendo necessário se deslocar para receber um carimbo? Sim, é uma “burrocracia” que não tem explicação.

    Barbara – advogada

  2. Samuel diz:

    A burocracia é algo essencial devido a complexidade da população. Porém, o embrião da buRRocracia é a incompetência dos que deveriam auxiliar, executar e facilitar a vida de todos.

Deixe um comentário