O cenário econômico brasileiro é mesmo favorável?

Deu no site Terra. O Brasil caminha para ser a sétima economia do mundo em 2010. Com a retração da economia mundial, o país já havia saltado da décima posição em 2007 para oitavo lugar em 2009. Ultrapassamos o Canadá e a Espanha e agora nos aproximamos da Itália. Em 2009, nosso PIB atingiu US$ 1,57 trilhão de dólares.

Isso pode ser motivo de orgulho para alguns, mas não é meu caso. O cenário econômico brasileiro é favorável? Sim. Mas já tivemos outros momentos como esse. Você sabia que o Brasil foi o país que mais cresceu no mundo entre os anos de 1900 e 1974? E o segundo, quando estendemos o período para 1982? E que, em 2009, o Brasil foi o 134º em crescimento? Essa colocação entre as nações mais ricas do planeta não é fruto de crescimento robusto e continuado, mas sim de uma política macroeconômica desequilibrada que entre outras distorções produz uma das taxas de câmbio mais valorizadas do mundo.

Ao converter as riquezas produzidas utilizando uma taxa ao redor de R$ 1,75 por dólar, o resultado é um PIB em dólares maior do que seria caso nossa taxa de câmbio estivesse no patamar correto. Eu não consigo encontrar motivos para comemorar quando nosso lugar no ranking das economias mundiais é conquistado à custa do emprego de trabalhadores brasileiros, e você?

Esta entrada foi publicada em Planef, Synergy. ligação permanente.

Deixe um comentário