Ministro Mantega lê o Blog do Economista

Em primeiro lugar, gostaria de pedir desculpas aos leitores do blog pela falta de posts recentes. Acontece que estou em viagem pelos Estados Unidos, visitando e conhecendo Wall Street, Banco Mundial, a Bolsa de Futuros de Chicago e algumas universidades americanas. Quando voltar escrevo sobre minhas impressões.

Pois bem, eu já havia escrito aqui, neste blog, que o aumento do IOF para capitais estrangeiros sobre investimentos de renda fixa de 2% para 4% seria insuficiente para conter a queda do dólar. Com o câmbio derretendo, o ministro Mantega resolveu aumentar mais uma vez o IOF, desta vez de 4% para 6%. Acho ainda pouco, pois o mundo ainda esta com excesso de liquidez e os capitais ainda fluirão para o Brasil, mas de qualquer maneira, já é uma reação. Li em algum lugar que o governo pensa em restringir os investimentos estrangeiros no mercado futuro. Seria uma boa medida, já que dessa maneira exporia os especuladores ao risco cambial, evitando que estes fizessem hedge para o capital aplicado. Talvez isso combinado com uma longa quarentena (tempo mínimo de permanência do capital) tornaria a especulação no Brasil menos atrativa. O câmbio é, com certeza, a maior ameaça que a indústria nacional vislumbra num futuro próximo. Enquanto não corrigimos os defeitos das políticas macroeconômicas devemos criar mecanismos de proteção ao câmbio. O real tem que parar de valorizar-se. Mesmo que na minha volta ao Brasil, a conta do cartão de crédito seja um pouco mais salgada.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário