Pedido de desculpas

Sim, eu sei que não tem desculpa. Duas semanas sem escrever uma linha é demais. O trabalho e o final de semestre foram os obstáculos, nada que um pouquinho de esforço a mais não tivesse resolvido.

E volto a escrever num momento em que o Banco Central anuncia um aperto monetário. O aumento do compulsório retira R$ 61 bilhões em recursos que os bancos não poderão mais emprestar. Além disso, o BC aumentou as exigências para empréstimos a pessoas físicas. Tudo isso tem por objetivo frear o “ímpeto de consumo” que tomou conta do Brasil.

De certa forma, não houve nenhuma surpresa nas medidas adotadas pelo BC. A inflação já está próximo do limite superior da meta e ameaça sair do controle a partir de 2011. Dessa forma, o BC adota a cautela e diminui o ritmo da economia.

O que deveríamos discutir é porque a economia brasileira não consegue manter uma alta taxa de crescimento, mesmo depois de passar um ano (2009) com taxa de crescimento igual a zero. Esse padrão, conhecido como voo de galinha, persegue nosso país desde o início dos anos 80. A causa principal desse padrão é o baixo nível de investimento da economia brasileira, tanto público quanto privado. Mesmo como toda a pompa em torno do PAC, a relação investimento/PIB manteve-se estável durante o governo Lula. Espero que a Dilma inverta essa lógica. Um pouco mais de ação e menos propaganda não fariam mal a ninguém. Assim como mais posts.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário