13º Salário

Final de ano chegando e com ele o tão esperado 13º salário. Muitos aproveitam o extra para comprar os presentes de natal ou colocar as contas em ordem. Este também é um momento propício de quitar aquelas velhas dívidas que tanto incomodam.

Caso esse salário extra não permita que você coloque toda a casa em ordem, sugiro que comece por aquelas que cobram juros mais elevados, casos do cheque especial e do cartão de credito. Ambos cobram taxas proibitivas. Se você não for disciplinado o suficiente para pagar o cartão de crédito sempre em dia, um conselho: não use cartão de crédito. Ele foi feito para ser pago integralmente no vencimento. Pagar o mínimo é suicídio financeiro

O caso do cheque especial no Brasil deveria ser um case para estudos ao redor do mundo. Como pode uma pessoa, que a ciência econômica acredita ser “economicamente racional” toma emprestado recursos, cujas taxas mensais podem chegar a 10% ao mês, 213% ao ano? Acho que o cheque especial deveria ser proibido no Brasil. Qualquer um que recorra a esse instrumento num momento de dificuldade financeira logo perceberá que elas (taxas) aumentarão, e muito, com o tempo. Se você conseguir, acabe com ele e nunca mais utilize novamente. Há outras maneiras de se enfrentar dificuldades financeiras.

Mas caso você seja uma pessoa que preza pela sensatez financeira e chega ao final do ano sem nenhuma dívida a quitar e com dinheiro para comprar presentes, sugiro a velha e boa poupança para o 13º. Em época de inflação baixa, apresenta bom rendimento e uma maior garantia por parte do governo, caso você escolha um banco como o Panamericano para fazer a aplicação. Esta poupança pode ser a garantia de que, no futuro, você não precise apelar para o cheque especial ou para o cartão de crédito.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário