Para onde vai o dinheiro?

O governo americano anunciou que vai comprar US$ 600 bilhões em títulos do tesouro junto às instituições financeiras. O objetivo é aumentar o volume de recursos para empréstimos à disposição dos consumidores. Tenho dúvidas em relação aos efeitos da medida. Sinceramente, acho que quando a causa da crise está no excesso de endividamento, a única saída é esperar que este endividamento reduza para níveis suportáveis. Talvez a melhor saída para a crise seja o governo americano ampliar seu esforço fiscal, mesmo que o atual déficit seja gigantesco. Porém, de uma coisa podemos ter certeza: o dólar vai desvalorizar-se mais ainda mundo afora. Menos na China.

No Brasil a reação foi a de sempre. Berram e gritam que isso é um absurdo, que vão reclamar no G20, que EUA e China estão fazendo uma guerra cambial, etc… Toda a gritaria para esconder o fato de que este governo não faz nada para conter a enxurrada de dólares na economia.

A Fiesp declarou essa semana que o país está sofrendo um processo de desindustrialização. Perceberam tarde.  Este processo começou em 2007, quando se iniciou o processo de valorização do real. Cada governo defende a economia de seu país e não tem nada de errado nisso. Esta na hora do nosso presidente defender a nossa economia. Está na hora do governo brasileiro deixar de ser ingênuo.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe um comentário